Família Porto - Albânia – leste europeu, Março de 2016.

Albânia – leste europeu, março de 2016.

Querida família e amigos,

Louvem ao Senhor conosco, pois o Davi Mateus nasceu com 49cm e 3435kg! Em nossa última arta, que antecedeu o nascimento dele, um dos pedidos de oração foi em relação à seguradora, que não  queria cobrir o parto. As orações foram respondidas, e todas as despesas do parto foram cobertas! Esse foi um assunto que nos deixou aflitos durante o tempo de gestação da Shirley, mas, no final, o nome do Senhor foi glorificado! Apesar de o parto ter sido cesariana (em função do histórico, poderia haver complicações), a Shirley tem se recuperado da cirurgia, e o Davi Mateus tem ganhado peso. Recebemos dezenas de visitas no hospital e temos recebido visitas em casa, pois, normalmente, os albaneses visitam a família depois que o bebê completa um mês.

O Danilo Miguel está curtindo muito o novo irmãozinho! Não pode vê-lo chorar que já sai correndo para saber o que está acontecendo. Sempre pergunta se pode ajudar a cuidar do Davi Mateus, e nós o incentivamos.

Ficamos muito felizes, pois Deus nos abençoou com a vinda da minha mãe para cá. Ela veio para nos ajudar com o Davi Mateus e o Danilo Miguel. Trouxe muitas “coisinhas” enviadas pela família e por amigos e irmãos. Aproveitou para trazer os presentes do chá de bebê virtual. Com ela, veio a amiga e parceira Conceição. Elas trouxeram duas malas cheias de presentes e guloseimas. Louvamos a Deus pelos amigos e irmãos e pela família pelas contribuições!

Na Escola de Futebol Maranata, continuamos a evangelizar por meio do esporte. As crianças e os adolescentes que têm frequentado a escola têm ouvido a Palavra de Deus. A semente está sendo plantada, e acreditamos que, em breve, colheremos “frutos dignos de arrependimento”.

Iniciamos um campeonato entre igrejas da região central da Albânia que visa à comunhão entre os homens e à evangelização dos que estão começando na fé cristã. Uma vez que é difícil que os homens albaneses frequentem uma igreja evangélica, Deus tem nos dado estratégicas para alcançá-los!

Estamos em uma fase crucial do  nosso projeto missionário. Temos nos dedicado ao estudo da língua e cultura, feito amizade com o povo e ajudado às igrejas locais e à Escola de Futebol Maranata, coordenada pelo missionário Edmilson. Agora, buscamos a direção de Deus quanto à próxima etapa e ao local no qual fixaremos nossos projetos.

No norte da Albânia, há mais de 90 cidades nas quais não há presença missionária evangélica. A maioria das cidades é predominantemente muçulmana, a outra parte é ortodoxa. No sul, há mais presença missionária, porém, em função de a maioria da população ser muçulmana e ortodoxa, a demanda também é grande e também há cidades sem presença missionária evangélica.

Além disso, há a questão da cor da pele da Shirley. Ela é morena e parece com os romes (ciganos). Antes de saberem que ela é brasileira, as pessoas a discriminam, porém, quando elas descobrem que ela é brasileira, o tratamento muda. Essa, porém, ainda é uma questão que mexe com as emoções da Shirley. Por isso, continuem a orar por ela e pelos nossos filhos, que também são morenos.

Chegou o tempo de irmos para o Brasil para visitarmos familiares, amigos e igrejas parceiras!

Ainda não compramos as passagens de ida ao Brasil. Em função da alta do dólar e do euro, o valor das passagens está muito alto. Precisamos levantar os recursos necessários para essa viagem. Por favor, compartilhem essa necessidade com a igreja e com amigos de vocês que possam nos ajudar. Pretendemos chegar ao Brasil no final de setembro ou no início de outubro. Nossa agenda está aberta para visitar igrejas.

Entrem em contato conosco para iniciarmos o agendamento de visitas.

Motivos de louvor:
•Chá de fraldas na Albânia e chá de bebê virtual, que abençoaram nossa família;
•Presentes, ofertas e provisão de Deus nesse período;
•Parto – correu tudo bem;
•Seguro – cobriu as despesas do parto;
•Boa adaptação do Danilo Miguel à chegada do Davi Mateus;
•Boa recuperação da Shirley;
•Vinda da minha mãe e da Conceição.

Motivos de intercessão:
•Semente semeada na Escola de Futebol Maranata;
•Campeonato entre igrejas da região central da Albânia;
•Local para plantação do nosso projeto (cidade, local para reuniões e, possivelmente, creche e outros trabalhos sociais perto de um campo de futebol para continuarmos com a escola de futebol);
•Nossa ida ao Brasil – compra de passagens etc;
•Condições para visitarmos nossos mantenedores e igrejas parceiras;
•Novos mantenedores fiéis e novas parcerias com novas igrejas (nosso sustento está afetado pela alta do dólar e do euro).
•Por recursos financeiros para renovação do Seguro.


Agradecemos pelo cuidado que vocês têm tido conosco por meio de orações e ofertas. Não desanimem do chamado de cuidar da obra missionária! Aflições e lutas não podem impedir o que Deus colocou no coração de vocês. Deixem Deus continuar a usá-los! Um abraço.

Fiquem na paz do Senhor!

Família Porto
Pastor Daniel, Tia Shirley, Danilo Miguel e Davi Mateus (chegou!)


FOTOS

Davi Mateus



Visita Mãe Daniel (Missionária Vicentina) e 
da amiga parceira Conceição



Semeando a Semente por meio do Esporte
Escola de Futebol Maranata